quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Sobral tera mais uma loja do Pinheiro Supermercado


O Pinheiro Supermercado inaugura mais uma de suas lojas em Sobral. O evento está marcado para as 10h desta quinta-feira, para um público seleto formado de empresários, fornecedores, imprensa, entidade de classe e financeira, e às 14h, as portas serão abertas ao público em geral. O empreendimento vai funcionar na Rua Boulevard João Barbosa, 601 – Centro.

  
Com 1.200 m² de extensão, a estrutura será inaugurada com 15.500 produtos, incluindo mercadorias importadas e serviços diferenciados como queijos carnes com cortes especiais, bebidas requintadas, queijos finos e um centro comercial agregado à loja. Os consumidores também poderão contar com caixas eletrônicos e entrega à domicílio. Funcionando das 7h às 22h, a nova loja do Pinheiro Supermercado visa atender o público de Sobral e inovar no mercado de varejo alimentar da Região Norte.

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Agência da Previdência Social de Forquilha/CE Comemora um ano de Funcionamento




De Sobral (CE) – Mais de 5,6 mil atendimentos, sendo a maioria de trabalhadores urbanos, foram contabilizados pela Agência da Previdência de Forquilha(CE) em um ano de funcionamento. A unidade foi inaugurada em 20 de janeiro de 2012, e integra o Plano de Expansão da Rede de Atendimento do INSS. O plano prevê a construção de unidades em municípios com mais de 20 mil habitantes, e deve acrescentar 57 Agências ao estado do Ceará.

Na terça (5), aniversário de emancipação do município o Instituto Nacional do Seguro Social promoveu um encontro com idosos e profissionais da Secretaria de Ação Social para falar sobre a atuação da Previdência Social e temas como concessões de benefícios, consignação indevida, cadastro de procurador para recebimento de benefício e comprovação de união estável. “Um senhor de 90 anos pode casar?”, perguntou uma senhora, entre risos.

Já o senhor Osmarino Rodrigues dos Santos, 65 anos, contou que morava sozinho e não tinha renda fixa. Plantava um pequeno roçado e fazia as refeições no CRAS. Atualmente recebe um Benefício Assistencial ao Idoso, no valor de um salário mínimo, e planeja dar um fim aos dias de solidão. “Se o benefício dela for um “amparo”, não tem problema de eu me casar, né?”, perguntou.
O encontro foi encerrado com distribuição de brindes aos participantes, em alusão aos 90 anos da Previdência Social.

( Claudiene Costa)

UVA: SEM DEMOCRACIA NÃO DÁ!

Durante longos anos a UVA vem sendo governada como se fosse “pequenos feudos” onde os senhores mandam e desmandam à revelia da comunidade acadêmica, e a cada dia a situação piora. No ano de 2013, mais uma vez, o processo para escolha do novo reitor foi feito de maneira antidemocrática e conseguiram chegar ao extremo: a reitoria decretou “recesso” e trancou os portões da universidade no dia da reunião do colegiado que elegeu o novo reitor, com o objetivo de cercear o direito de manifestação dos estudantes. Portanto, o processo ocorreu às escuras sem a participação da maioria dos estudantes e professores.


Como se não bastasse, o eleito para dirigir os destinos dos investimentos da nossa universidade é um representante dos INSTITUTOS PRIVADOS e que vem aos poucos privatizando a nossa instituição.

Diante disso, nós, do Diretório Central dos Estudantes, repudiamos a forma autoritária que a reitoria vem conduzindo todo esse processo. Nós, estudantes, devemos permanecer mobilizados e prezar pela unidade do movimento estudantil.

Nesse sentido, queremos convocar todos os estudantes, os CA’s, os professores, o sindicato dos docentes e todos os demais que queiram aderir à luta, para conseguirmos mudar o ESTATUTO no seu artigo 45, que trata das eleições para reitor da NOSSA UNIVERSIDADE.
Desde já, convocamos todos os que vivem essa universidade para unir-se a nossa grande campanha: EU QUERO MUDAR O ESTATUTO!

Amanda Oliveira
Presidenta do DCE/UVA


quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Hoje 13: É o dia do Rádio! Saiba mais sobre a história do rádio.

História do Rádio: O Começo

    Tudo começou em 1863 quando, em Cambridge - Inglaterra, James Clerck Maxwell demonstrou teoricamente a provável existência das ondas eletromagnéticas. James era professor de física experimental e apartir desta revelação outros pesquisadores se interessaram pelo assunto.  O alemão  Henrich Rudolph Hertz (1857-1894) foi um deles.

    O princípio da propagação radiofônica veio mesmo em 1887, através de Hertz. Ele fez saltar faíscas através do ar que separavam duas bolas de cobre. Por causa disso os antigos "quilociclos"  passaram a ser chamados de "ondas hertzianas" ou "quilohertz".
    A industrialização de equipamentos se deu com a criação da primeira companhia de rádio, fundada em Londres - Inglaterra pelo cientista italiano Guglielmo Marconi.  Em 1896 Marconi já havia  demonstrado o funcionamento de seus aparelhos de emissão e recepção de sinais na própria Inglaterra, quando percebeu a importância comercial da telegrafia.
    Até então o rádio era exclusivamente "telegrafia sem fio", algo já bastante útil e inovador para a época, tanto que outros cientistas e professores se dedicaram a melhorar seu funcionamento como tal. Oliver Lodge (Inglaterra) e Ernest Branly (França), por exemplo,  inventaram o "coesor",  um dispositivo que melhorava a detecção. Não se imaginava, até então, a possibilidade do rádio transmitir mensagens faladas, através do espaço.
    E as inovações continuavam a surgir... o rádio evoluia rapidamente !
    Em 1897 Oliver Lodge inventou o circuito elétrico sintonizado, que possibilitava a mudança de sintonia selecionando a freqüência desejada.
    Lee Forest, desenvolveu a válvula triodo. Von Lieben, da Alemanha e o americano Armstrong empregaram o triodo para amplificar e produzir ondas eletromagnéticas de forma contínua.
    Também no Brasil o rádio crescia: um Padre-cientista gaúcho, chamado Roberto Landell de Moura, nascido em 21 de janeiro de 1861, construiu diversos aparelhos importantes para a história do rádio e que foram expostos ao público de São Paulo em 1893

Teleauxiofono (telefonia com fio)


Caleofono (telefonia com fio)

Anematófono (telefonia sem fio)

Teletiton (telegrafia fonética, sem fio, com o qual duas pessoas podem comunicar-se sem serem ouvidas por outras)

Edífono (destinado a ducificar e depurar as vibrações parasitas da voz fonografada, reproduzindo-a ao natural)
    Já em 1890 o padre-cientista Landell de Moura previa em suas teses a "telegrafia sem fio", a "radiotelefonia", a "radiodifusão", os "satélites de comunicações" e os "raios laser". Dez anos mais tarde, em 1900, o Padre Landell de Moura obteve do governo brasileiro a carta patente nº 3279, que lhe reconhece os méritos de pioneirismo científico, universal, na área das telecomunicações. No ano seguinte ele embarcou para os Estados Unidos e em 1904, o "The Patent Office at Washington" lhe concedeu três cartas patentes: para o telégrafo sem fio, para o telefone sem fio e para o transmissor de ondas sonoras.
    Padre Landell de Moura   foi precursor nas transmissões de vozes e ruídos.
    Nos Estados Unidos foram anos de pesquisas, tentativas e aprimoramentos até Lee Forest instalar a primeira "estação-estúdio" de radiodifusão, em Nova Iorque, no ano de 1916. Aconteceu então o primeiro programa de rádio, que se tem notícia. Ele tinha conferências, música de câmara e gravações. Surgiu também o primeiro registro de   radiojornalismo, com a transmissão das apurações eleitorais para a presidência dos Estados Unidos.


Fonte:http://www.microfone.jor.br/historia.htm

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Forquilha Completa Hoje 28 anos de Emancipação Política

Forquilha completa hoje (05), vinte e oito anos de sua emancipação política administrativa de Sobral.
Vinte e oito anos se passaram desde que vários plebiscitos foram assinados pela maioria esmagadora dos munícipes de nossa urbe, afim de conseguirem uma maior liberdade político e administrativa para a ates chamada vila Forquilha.
Mais tempo ainda se passou desde que Abelardo Cavalcante, Dom Pedro I de Forquilha, montado em seu jumento Armagedom e as margens da praça Dona Mocinha Viana veio a declarar a independência de Forquilha.

"Forquilha vai ser cidade, chega de sermos oprimidos, chega de sofrermos. Somos de hoje em diante um povo livre."  

Foram com essas palavras simbólicas que a vila Forquilha tornava-se Cidade de Forquilha.
Passamos por várias fazes e com isso tivemos a possibilidade de aprender ainda mais pois  somos ainda muitos jovens e estamos aprendendo mais com isso, estamos como uma criança que aprende a andar, no começo aos poucos ela vai se equilibrando até chegar ao tão grande e esperado passo inicial, mais para chegar a andar ela ainda vai cair bastante e com cada queda aprender e leva pra sempre em sua vida os ensinamentos aprendidos.

Forquilha ainda têm muito pela frente, muitos caminhos a caminhar e batalhas a vencer mais sempre estarei aqui Forquilha querida.

Parabéns Forquilha!

sábado, 2 de fevereiro de 2013

MDS Lança Portal com Informações do Brasil Sem Miséria nos Municípios


Imagem da tela de acesso do portal. Clique na Imagem para Ampliar
             Ferramenta apresentada no Encontro de Novos Prefeitos orienta gestores a implantar ações do plano de superação da extrema pobreza, em parceria com o governo federal, e acompanhar sua execução por meio de relatórios personalizados


Brasília, 30 – Lançado durante o Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas – Municípios Fortes, Brasil Sustentável, que se encerra nesta quarta-feira (30), em Brasília, o portal Brasil Sem Miséria no seu Município é uma importante ferramenta para os gestores municipais. Por meio dele, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) apresenta informações específicas sobre o andamento das ações do plano de superação da extrema pobreza, de uma maneira simplificada e acessível, para que prefeitos, secretários e toda a sociedade conheçam a execução do Brasil Sem Miséria em seu município. 

No portal, os gestores podem acessar relatórios personalizados de cada município. Lá também está disponível uma cartilha que traz as principais informações sobre as ações do plano. Segundo a diretora do MDS, Patricia Costa, a ferramenta começou a ser desenvolvida em meados de 2012. “Com o portal, damos subsídios para que os prefeitos possam compreender como está o enfrentamento à extrema pobreza em sua cidade." 

O secretário nacional de Avaliação e Gestão da Informação do MDS, Paulo Jannuzzi, diz que a ferramenta é formada por quatro grandes bases de dados, permanentemente atualizadas. E que relatórios complementares com informações ainda mais detalhadas serão disponibilizados nos próximos meses. “É um instrumento de gestão muito importante.” 

A prefeita de Américo Brasiliense (SP), Cleide Berti, é uma das que já aprovaram a nova ferramenta. “Estamos tendo acesso a dados que teríamos que trabalhar muito conseguir. Assim, voltamos com a visão do que devemos trabalhar incessantemente.” 

A mesma opinião é compartilhada pelo prefeito de Riachão das Neves (BA), Hamilton Lima, que considera importante colocar as ações do plano em prática. “Agora a responsabilidade é de cada gestor fazer com que isso venha a acontecer.” 

Ascom/MDS
(61) 3433-1021