sábado, 29 de dezembro de 2012

Principais Pontos da Lei de Acesso a Informações Públicas

1. Quem deve cumprir a lei

Órgãos públicos dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) dos três níveis de governo (federal, estadual, distrital e municipal). Incluem-se os Tribunais e Contas e os Ministérios Públicos.
Autarquias, fundações públicas, empresas públicas, sociedades de economia mista e “demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios” também estão sujeitos à lei.
Entidades privadas sem fins lucrativos que recebam recursos públicos diretamente ou por meio de subvenções sociais, contrato de gestão, termo de parceria, convênios, acordo, ajustes e outros instrumentos devem divulgar informações relativas ao vínculo com o poder público.
 

 

• Referência na lei: Artigo 1º, parágrafo único.
Municípios com menos de 10 mil habitantes não precisam publicar na internet o conjunto mínimo de informações exigido. Entretanto, precisam cumprir a Lei da Transparência (Lei Complementar nº 131/2009).• Referência na lei: Artigo 8º, § 4º.




2. Transparência ativa

As informações de interesse público deverão ser divulgadas “independentemente de solicitações”

 

• Referência na lei: Artigo 3º, II; Artigo 8º.



3. Conjunto mínimo de informações que devem ser fornecidas na internet

Conteúdo institucional
Competências, estrutura organizacional, endereços e telefones das unidades, horário de atendimento ao público e respostas às perguntas mais frequentes da sociedade.
Conteúdo financeiro e orçamentário
Registros de repasses ou transferências de recursos financeiros, bem como de despesas.
Informações de licitações (editais, resultados e contratos celebrados).
Dados gerais sobre programas, ações, projetos e obras de órgãos e entidades.

 


• Referência na lei: Artigo 8º, § 1º.



4. Requisitos para os sites de órgãos públicos

O site deve ter uma ferramenta de pesquisa e indicar meios de contato por via eletrônica ou telefônica com o órgão que mantém o site.
Deve ser possível realizar o download das informações em formato eletrônico (planilhas e texto), e o site deve ser aberto à ação de mecanismos automáticos de recolhimento de informações (ser “machine-readable”). Deve também atender às normas de acessibilidade na web.
A autenticidade e a integridade das informações do site devem ser garantidas pelo órgão.

 

• Referência na lei: Artigo 8º, § 3º.



5. Estrutura e pessoal necessários para implantação da lei

Os órgãos públicos deverão criar um serviço físico de informações ao cidadão. Ele será responsável por orientar as pessoas sobre o acesso a informações, receber requerimentos e informar sobre o andamento deles. O serviço também deverá realizar audiências públicas e divulgação do acesso a informações.
Em até 60 dias após a lei entrar em vigor, o dirigente máximo de cada um dos entes da administração pública federal direta ou indireta deverá designar uma autoridade diretamente subordinada a ele para garantir e monitorar o cumprimento da lei de acesso. Essa autoridade deverá produzir relatórios periódicos sobre a observância à lei.

 

• Referência na lei: Artigo 9º.
• Referência na lei: Artigo 40.



6. Quem pode fazer pedidos de informação

Qualquer cidadão.
 

 


• Referência na lei: Artigo 10.



7. O que o pedido de informação deve conter

Identificação básica do requerente e especificação da informação solicitada. Não é preciso apresentar o(s) motivo(s) para o pedido.
Não se pode exigir, na identificação, informações que constranjam o requerente.
 

 

• Referência na lei: Artigo 10, § 1º e 3º.



8. Como o pedido de informação pode ser feito

Por “qualquer meio legítimo”, ou seja: e-mail, fax, carta, telefonema.

 

• Referência na lei: Artigo 10.



9. Prazo para a concessão da informação solicitada

Caso disponível, a informação deverá ser apresentada imediatamente. Se não for possível, o órgão deverá dar uma resposta em no máximo 20 dias. Esse prazo pode ser prorrogado por mais dez dias, desde que a entidade apresente motivos para o adiamento.

 

• Referência na lei: Artigo 11, § 1º e 2º.



10. Negativa de acesso

O órgão público pode negar acesso total ou parcial a uma informação solicitada. Nesse caso, deverá justificar por escrito a negativa e informar ao requerente que há possibilidade de recurso. Deverão ser indicados os prazos e condições para tal recurso, além da autoridade responsável por julgá-lo.
O requerente tem o direito de obter a íntegra da decisão de negativa de acesso (original ou cópia).

 

• Referência na lei: Artigo 11, § 1º, II.



• Referência na lei: Artigo 14.



11. Formatos de documentos a que a lei se aplica

A lei é aplicável a documentos em formato eletrônico ou físico.

 

• Referência na lei: Artigo 11, § 5º, 6º.



12. Cobrança

Só poderá ser cobrado do cidadão o montante correspondente aos custos de reprodução das informações fornecidas. Pessoas que comprovem não ter condições de arcar com tais custos estão isentas do pagamento.

 

• Referência na lei: Artigo 12.



13. Recursos contra negativa de acesso

Devem ser feitos em no máximo 10 dias depois de recebida a negativa. Eles serão encaminhados à autoridade superior àquela que decidiu pela negativa de acesso. A autoridade tem até 5 dias para se manifestar sobre o recurso.
No caso de entidades do Executivo federal, se a autoridade superior em questão mantiver a negativa, o recurso será encaminhado à Controladoria-Geral da União (CGU), que tem o mesmo prazo para se manifestar (5 dias).
Caso a CGU mantenha a negativa, o recurso será enviado à Comissão Mista de Reavaliação de Informações.

 

• Referência na lei: Artigo 15.







• Referência na lei: Artigo 16.



14. Punições a agentes públicos

O agente público que se recusar a fornecer informações, retardar o acesso a elas ou fornecer dados incorretos deliberadamente comete infração administrativa, e poderá ser punido com, no mínimo, uma suspensão.
Se for o caso, o agente público também poderá responder a processo por improbidade administrativa.
O agente público que divulgar documentos considerados sigilosos sem autorização também é passível de punição.

 

• Referência na lei: Artigo 32, § 1º, II.



• Referência na lei: Artigo 32, § 2º.
• Referência na lei: Artigo 32, § 1º, IV.



15. Punição a entidades privadas

Como a lei também prevê que entidades privadas com vínculos com o poder público devem divulgar informações, elas também podem ser punidas caso não cumpram as exigências. As sanções vão de advertência ou multa à rescisão do vínculo e à proibição de voltar a contratar com o poder público.
A entidade privada que divulgar documentos considerados sigilosos sem autorização também é passível de punição.

 

• Referência na lei: Artigo 33.



• Referência na lei: Artigo 32, § 1º, IV.


16. Sigilo de documentos

Há três tipos de documentos confidenciais, cada qual com seu prazo para duração do sigilo.
ClassificaçãoDuração do sigiloRenovável?
Ultrassecreto25 anosSim. Por apenas mais um período de 25 anos.
Secreto15 anosNão.
Reservado5 anosNão.
Após esses prazos, o acesso aos documentos é automaticamente liberado. Ou seja, o prazo máximo para que um documento seja mantido em sigilo é de 50 anos.
As informações que possam colocar em risco a segurança do presidente e do vice-presidente da República e de seus familiares são consideradas reservadas. Em caso de reeleição, elas serão mantidas em sigilo até o término do mandato.
Todos os órgãos e entidades públicas terão de divulgar anualmente uma lista com a quantidade de documentos classificados no período como reservados, secretos e ultrassecretos.
Em até dois anos a partir da entrada em vigor da lei, os órgãos e entidades públicas deverão reavaliar a classificação de informações secretas e ultrassecretas. Enquanto o prazo não acabar, valerá a legislação atual.

 

• Referência na lei: Artigo 24, § 1º I, II e III.

• Referência na lei: Artigo 24, § 4º.
• Referência na lei: Artigo 24, § 2º.
• Referência na lei: Artigo 30.
• Referência na lei: Artigo 39.



17. Comissão Mista de Reavaliação de Informações

Sua composição exata será definida no decreto de regulamentação da lei.
As decisões da Comissão dizem respeito à administração pública federal. Ela poderá rever a classificação de informações como secretas e ultrassecretas e prorrogar, dentro do limite previsto na lei, a classificação de informações como ultrassecretas.

 

• Referência na lei: Artigo 35, §5º.



• Referência na lei: Artigo 35, § 1º, II e III.

Como requerer informações públicas


A Lei de Acesso a Informações Públicas (Lei nº12.527/2011) garante o direito de acesso a informações públicas a todos os cidadãos. Qualquer pessoa pode pedir informações de seu interesse ou de interesse coletivo para qualquer órgão público.
O Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas disponibiliza um modelo para requerimento de informações. Basta substituir os campos em azul pelos dados indicados e encaminhar ao Serviço de Informações ao Cidadão do órgão público ou ao setor do órgão que detém a informação.
Importante:
De acordo com a Lei de Acesso, o cidadão não precisa dar os motivos pelos quais quer acessar a informação solicitada, nem informar o que pretende fazer com ela. O órgão público não pode, ainda, condicionar a entrega da informação ao fornecimento de dados que constranjam o cidadão.
O prazo para que a entidade pública responda ao pedido é de 20 dias corridos. Ele pode ser prorrogado por mais dez dias, mas esse adiamento tem de ser justificado.
Caso a informação seja negada, pode-se recorrer ao agente público superior àquele que não permitiu o acesso. O prazo para entrar com o recurso é de dez dias, a partir da data em que a negativa foi recebida.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Gerlásio Loiola, Prefeito Eleito de Forquilha, Define seu Secretariado

Em reunião fechada com a cúpula da futura administração, Gerlásio Loiola, prefeito eleito para o quadriênio 2013-2016, define seu secretariado. 

              Esteve reunido no dia 1º de dezembro o prefeito eleito, Gerlásio Loiola, que administrara Forquilha durante os próximos 4 anos,  juntamente com a cúpula de sua futura administração. Na reunião foram definidos os futuros secretário que, juntamente  com o prefeito, contribuirão para o bom andamento da futura administração. No mesmo momento foi discutido as metas do futuro governo e as responsabilidades que cada um terá durante a nova gestão, foi dito também que a nova gestão deve, exclusivamente, esta voltada aos interesses da população  Forquilhense, ponto fundamental visado durante a campanha de Gerlásio.
             Como exemplo desta futura administração foi citado: "a humanização no atendimento ao público nas  repartições pública deste município, afinal, o tratamento ao povo deve ser melhorado, diferenciado: nosso povo precisa de carinho e que saia da prefeitura satisfeito".
            No encontro estiveram presente os futuros secretário, acessores, que serão os futuros diretores que auxiliaram os secretários nos trabalhos durante a gestão.
            Ainda segundo o blog, Ponto de Vista, de Gerlásio Loiola, foram discutidas emendas parlamentares que já foram conquistadas para o início da gestão em 2013, e que assumirão compromisso com a população forquilhense os deputados federais Genecias Noronha (PMDB) e José Nobre Guimarães (PT), pelo senador José Piementel (PT) e pelo deputado estadual Ferreira Aragão (PDT).

            "Uma grande aliança está formada para preparar Forquilha para o desenvolvimento", Gerlásio Loiola.

             Completando a reunião estiveram presentes também Raimundo Azevedo Prado, ex-prefeito de Forquilha, o atual vereador Anchita Rodrigues, o vereador eleito para a próxima legislatura Carlos Vágner 'Peinha', os representantes da imprensa  nas pessoas dos radialistas Ítalo costa, Rose Brant e Magela Galvão.
           
































Fonte (Adaptado): http://gerlasio.blogspot.com.br/

sexta-feira, 22 de junho de 2012

DEPUTADO JOSÉ GUIMARÃES VISITA GERLÁSIO LOIOLA EM FORQUILHA


O vice-presidente nacional do PT, deputado José Guimarães (PT-CE), visitou, na última sexta-feira (15), o pré-candidato a prefeito de Forquilha, Gerlásio Loiola. O encontro, que se tratava apenas de uma cordialidade, pelo falecimento do pai do pré-candidato, no entanto, se transformou num ato político em que o filho do ex-prefeito José Gerardo reafirmou a disposição de competir no próximo pleito eleitoral.
De acordo com o parlamentar cearense, que ocupa a vice-liderança do governo na Câmara, o PT deve oficializar cinco candidaturas majoritárias petistas na região Norte até o dia 30 de junho. Além de Forquilha, com o filho de “Zé do Povo”, que se filiou no ano passado ainda no ano PT, os municípios de Groaíras, Morrinhos, Cruz e Sobral também terão candidatos a prefeito petistas. “Sou filho de Zé Gerardo e não vou fraquejar”, disse emocionado.
Em seu discurso, José Guimarães afirmou que a candidatura de “Play”, como Gerlásio é conhecido, é tida como a “grande novidade” de toda região Norte do Estado. “Quando o povo quer, o povo muda. Nada vai impedir essa mudança que as pessoas de bem de Forquilha querem tanto”, reforçou o parlamentar que apontou a juventude como o principal público-alvo da futura campanha.
“Cada um que veio se solidarizar hoje a nós é testemunha da força e do vigor desta pré-candidatura”, disse Loiola. “Por isso, cada um de vocês sai daqui com o dever de conversar, convencer e trazer para este grupo o vizinho, o amigo, o parente e até o companheiro de bar. Vamos juntos disseminar este movimento que pede mudança na atual gestão da Prefeitura de Forquilha”, encerra.

ROUBO DE MOTO AGORA À NOITE, SE VER AVISE, É DO PROFESSOR ANDRÉ YVO DE FORQUILHA


    Agora a noite foi roubada em Sobral o professor forquilhense André Yvo teve sua moto roubada em frente à escola onde ensina em Sobral, o veículo é uma HONDA BIZ, ANO 2008, COR PRETA, PLACA HYB-0425, o crime aconteceu por volta das 20:30, enquanto o professor estava trabalhando, em frente a Escola de Ensino Médio João Ribeiro Ramos, no Centro de Sobral próximo aos correios. QUALQUER INFORMAÇÃO LIGAR PARA O TELEFONE (88)9921.2949 OU ENTRAR EM CONTATO COM ESTE BLOG QUE REPASSAREMOS AO MESMO.
    André Yvo é professor na Escola de Ensino Médio João Ribeiro Ramos (de Sobral) e na Escola de Ensino Fundamental Francisco Teotônio Alves Pereira (São Lourenço, Forquilha/CE). QUEM QUISER AJUDAR COMPARTILHA ESSE POST EM SUA REDE SOCIAL.

    Quem souber qualquer coisa por favor avise e suspeite de qualquer um que quiser vender uma biz, André Yvo é muito conhecido em Forquilha e Sobral e amigo de todos, inclusive do nosso Blog. Que Deus o abençoe e o ajude.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Festival de quadrilhas de Forquilha. Resultado Final!

  O Festival deste ano foi tão bom que mesmo tendo terminado a um dia atrás, já deixou saudade e mal podemos esperar pelo do próximo ano. Até e que o XIII seja melhor ainda.

RESULTADO                                                                                       
1º Lugar: Arraiá Luar do Sertão (Sobral)          Prêmio: R$ 3.000,00
2º Lugar: Arraiá do Furdunço (Altaneira)          Prêmio: R$ 2.000,00
3º Lugar: Arraiá da Cumade Elza (Forquilha)    Prêmio: R$ 1.000,00

    O Arraiá Luar do Sertão (Sobral), também levou os prêmios de Melhor Rainha, Melhor Casal de Noivo, Melhor Repertório e Melhor marcador.

domingo, 10 de junho de 2012

Cearense Caio ‘Monstro’ Magalhães não começou bem sua trajetória no UFC




Caio ‘Monstro’ Magalhães não começou bem sua trajetória no Ultimate Fight Championship (UFC), principal evento de MMA da atualidade.

    O lutador, que é um dos três cearenses que lutam no UFC, estreou no evento na noite de sexta-feira (08/06) e acabou derrotado pelo canadense Buddy Roberts no UFC FX 3.
    Aparentamente sentindo o peso da estréia, Caio não estava numa noite inspirada na Flórida, Estados Unidos. Logo no início da luta, o cearense sentiu uma sequência de golpes de Roberts, que emendou bons socos, chutes e joelhadas. Especialista em jiu-jitsu, o cearense, que compete no peso médio do UFC, tentou levar a todo custo a luta para o chão, mas o adversário escapou de todas as investidas.
    No 2º round, orientado pelo técnico André Perdeneiras, Caio tentou, sem sucesso, encaixar o seu jogo, mas os golpes foram bem defendidos pelo canadense. Roberts continou melhor e administrou a vantagem até o fim do combate. A luta acabou parando na decisão dos juízes. O resultado oficial apontou vitória por decisão unânime para Buddy Roberts (placar dos juízes: 30 x 27, 30 x 27 e 29 x 28). Essa foi a primeira derrota de Caio no MMA. O cearense vinha de cinco vitórias em cinco lutas. Caio vive agora a expectativa de ter um novo combate agendado pela direção do UFC.

    O Fato de Caio ter nascido em Sobral criou uma expectativa grande na Princesinha do Norte com relação a essa luta. No Arco do Triunfo foi colocado uma telão. Na cidade de Senador Sá, onde viveu por um bom tempo, também foi colocado telão na praça central da cidade. Em Massapê, no bar do Chico Pedro, no centro da cidade, havia telão para que amigos fossem assistir essa luta.

Caio Magalhães tem 24 anos, nasceu em Sobral e é lutador da Nova União, mesma academia de José Aldo (atual campeão do peso pena do UFC). Na carreira, Caio carrega a marca de ser o atual campeão sul-americano do Shooto. Faixa-preta em jiu-jitsu.

Fonte: O POVO online


A trajetória do senadorsazense, criado em Sobral, Caio ‘Monstro’ Magalhães no Ultimate Fighting Championship (UFC), principal evento de MMA da atualidade, não começou como todos desejavam. Lutando contra o canadense Buddy Roberts, Caio perdeu por pontos, em decisão unânime dos juízes (30 x 27, 30 x 27 e 29 x 28).
‘The Monster’, como é conhecido, sentiu o peso da estreia no maior evento de lutas do mundo. Logo no início da luta, o cearense sentiu uma sequência de golpes de Roberts, mais experiente, apesar de também ser estreante. Especialista em jiu-jitsu, Caio tentou de todas as formas levar o combate para o chão, mas o adversário escapou de todas as investidas.
Mesmo com a derrota, a primeira no MMA, Caio Magalhães aguarda um novo agendamento por parte dos dirigentes do UFC. 

CONVITE MISSA DE 7º DIA DE FALECIMENTO DO VICE-PREFEITO DE FORQUILHA ZÉ GERARDO


Os familiares do Vice-prefeito de Forquilha Gerardo José Dias Loiola (Zé Gerardo), ainda consternados com seu falecimento ocorrido neste último dia 04 de junho, convidam parentes e Amigos para sua Missa de 7º Dia na Igreja Matriz de São Francisco de Assis nesta segunda feira dia 11 de junho de 2012 ás 19h00min.

Aos familiares nossos sinceros votos de pesar pelos trágicos acontecimentos fúnebre.

Adaptado:  forquilhaontemhojesempre

Ultimo dia de Festival de Quadrilhas. Lotação!


Sucesso total!

O Ultimo dia dos Festivais Juninos em Forquilha foi marcado por uma lotação, pessoas de Forquilha, distritos e várias regiões vizinha como Groaíras, Sobral, Taperuaba e outras cidades, marcaram presença nesse evento que foi marcado, esse ano, pela beleza, organização e bandas de renome no forro como Forro Real e Forro Estourado. A multidão foi tanta que mesmo depois de ter terminado as bandas as pessoas ainda si acumularam nas marge do açude de Forquilha ao som de paredões. Esse ano O Governo do Estado e a Prefeitura Municipal estão de parabéns pois além da beleza do festival tudo decorreu na mais completa paz o que mostra a capacidade da cidade em realizar tal evento que já  é o maior da cidade e nos torna ainda mais conhecidos nas cidades vizinhas.
Abaixo trouxe um pequeno vídeo gravado por SeuGleice para os leitores terem noção de como foi o evento desse ano, 2012, e algumas fotos de amigos que marcaram presença e prestigiaram o evento.
A quem perdeu só resta esperar pelo próximo ano. Até.


sexta-feira, 8 de junho de 2012

Rio +20!


O Rio Mais 20 está se aproximando e afinal, será que você está realmente preparado para entender todos os temas que serão discutidos nesta importantíssima reunião que pode inclusive mudar os rumosdo planeta no que tange o tema sustentabilidade? Em caso negativo, não se preocupe, ainda há tempo para o acúmulo de conhecimento necessário até o início da conferência. Além do mais, você possui aqui um forte aliado a fim de que este objetivo seja alcançado. O riomais20.com.br existe com o propósito de auxiliar as pessoas que se interessam em ficar por dentro de todos os detalhes do evento.
Com o intuito de ajudar os indivíduos que pretendem absorver ao máximo todos os assuntos que serão abordados no evento, recomendamos o Curso de Educação Ambiental. Este curso foi escolhido devido ao seu baixo custo e transmissão de conhecimento de alto nível, habilitando profissionais das mais variadas áreas e estudantes a entenderem de forma contundente temas como a Educação Ambiental, Sustentabilidade, Desenvolvimento Sustentável, Legislação, Reciclagem, Fauna e Flora, Consumo e Poluição. Além do mais, o participante terá direito a um certificado emitido pela empresa responsável pelo curso.
O planeta precisa da sua ajuda e, sem o conhecimento ao seu lado, a tarefa de mudar o meio em que vivemos fica ainda mais distante de ser concluída. Contamos com você em busca de um mundo mais verde e harmonioso para todos.

XII Festival de Forquilha Continua! 2º Dia.


Temos hoje dia, 08 de Junho de 2012, o segundo dia do nosso XII Festival de Quadrilhas de Forquilha evento que está sendo elogiado por todos pela bela estrutura montada pela Prefeitura e o Governo do Estado ao lado do Açude de Forquilha. 

Hoje teremos as seguintes atrações: 

Quadrilhas:
19:00 h – Sobral Junino (Sobral)
19:45 h – Arraiá do Furdunço (Altaneira)
20:30 h – Coreaú Junino (Coreaú)
21:15 h – Império Nordestino (Santana do Acaraú)

Bandas: 

Entre Amigos Sertanejo VIP
Banda Xé Pop
Forró Real

Participe