segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

PT fara as Pazes com PSB para o ano de 2313


As discussões envolverão hoje os rumos do PT para 2013. Aliança com o Cid Gomes deve ser mantida no Estado
   Depois das disputas nas eleições entre PT e PSB, em nosso estado, e sem a presidente da executiva estadual do PT, a ex-prefeita Luizianne Lins, a direção do Partido dos Trabalhadores, PT, se reúne hoje, em Fortaleza, para decidir os rumos políticos em 2013. Na pauta, a relação entre o PT e o PSB no Estado. Além dos integrantes da executiva, foram convidadas as bancadas federal e estadual e os secretários petistas que compõem o governo Cid Gomes (PSB), segundo o presidente interino Joaquim Cartaxo. Esta é a primeira reunião da executiva depois das eleições. O PT elegeu 30 prefeitos, mas perdeu Fortaleza para o PSB.

Para ele, essa agenda não deve dominar o debate político de seu partido este ano. “Porque quem vai tratar disso é a nova direção eleita (cujo pleito será em novembro próximo). Até lá, salvo alguma relação mais drástica, que eu não consigo vislumbrar, o PT vai continuar participando do governo estadual”, afirma.

A reunião acontece nas férias da ex-prefeita, que já demonstrou ter opinião contrária à aliança com os Gomes no Estado. “As posições da Luizianne que tiverem de ser manifestadas estarão manifestadas lá. O (deputado estadual) Antonio Carlos tem toda legitimidade para expressar a posição política dela”, pontua. O deputado é nome próximo à presidente e uma das vozes dissonantes dentro do PT estadual. 
Outras pautas
Integrantes devem discutir ainda mobilização para a reforma política e os 10 anos do PT na Presidência da República. “Estamos convocando o 5° Congresso Nacional do PT para fevereiro de 2014. Precisamos atualizar nosso programa partidário, à luz da experiência brasileira”, destaca Guimarães. Além disso, em novembro, com o Processo de Eleição Direta (PED), deverão ser escolhidos os novos dirigentes para executivas e diretórios, em que devem ser 50% de mulheres, 20% de jovens com menos de 30 anos e 20% de índios e negros, conforme determinação do último congresso do PT.
Fonte: O Povo

0 comentários:

Postar um comentário

Diga aqui o que você achou!