A Justiça Eleitoral promoveu, nos dias 20, 21 e 22 de março, a 2ª edição dos Testes Públicos de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação, em busca da colaboração da sociedade brasileira para o aperfeiçoamento da urna eletrônica utilizada nas eleições do país.
Qualquer cidadão pôde participar do evento, que aconteceu na nova sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília/DF.
Transparência, confiabilidade e segurança
O objetivo dos testes é dar mais transparência ao sistema eletrônico de votação e demonstrar a confiabilidade e segurança da urna.
Para tanto, o evento deu aos participantes a oportunidade de utilizar métodos e técnicas para tentar atacar a urna eletrônica e todos os seus componentes internos e externos, com a finalidade de explorar eventuais vulnerabilidades do sistema relacionadas à violação da integridade e/ou ao sigilo do voto.
Os testes públicos respeitaram os procedimentos previstos nas normas aplicáveis ao sistema eletrônico de votação e, ainda, consideraram os elementos de segurança agregados aos produtos emitidos pela urna eletrônica.
Conforme informação divulgada em 30 de março, os planos de testes e o relatório da comissão avaliadora foram publicados no dia 10 de abril na seção MATERIAL DO EVENTO.
0 comentários:
Postar um comentário
Diga aqui o que você achou!